sOBRE
Ph.D. em História pela PUC-SP, com Fellowship pela University of Chicago sobre corrupção, neoliberalismo, terrorismo e lavagem de dinheiro. Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, com foco em: linguagem, moral, ética e política. Mestre em História pela PUC-SP, pesquisando ditadura e mídia.
- Co-Founder da Corruption in the Global South Network (CGS) (link);
- Host e Fundador do Podcast Corruption Talks!
- Fundador da Ong Com.ELA (Comunicação e Educação na Luta Anticorrupção);
- Especialização em anticorrupção pela Transparency International School on Integrity (Lituânia, 2019); Pennsylvania University em Anticorrupção e Regulatory Compliance (2020) e em Applied Data Science pela Universidade de Michigan (2020).
Reconhecimentos, Prêmios e Scholarships:
- Autor de capítulo de livro sobre Lava Jato e Globalização publicado pela Cambridge University Press.
- Frequentemente entrevistado por reconhecidas mídias, como The Washington Post (link)
- Top-ranked Visiting Student at the University of Chicago;
- Co-tutoring award at Temple University;
- Melhor tese/dissertação Editora Ape'Ku (RJ);
- Autor de 3 livros presentes nas bibliotecas físicas das mais importantes universidades dos EUA, como Harvard, Princenton, Stanford, Yale, Columbia, UCLA, Duke, University of Chicago, University of Michigan, entre outras.
- Organizador de outros 2 livros sobre corrupção.
- Recebedor de Scholarship para Economy of Francesco for young leaders (Itália, 2021);
- Membro da Cátedra Otávio Frias Filho IEA-USP/Folhas de S. Paulo (2022);
- Revisor de 5 períodicos científicos e Membro de Corpo Editorial da Editora Bordô-Grená;
- Além de autor de dezenas de artigos científicos, escrevo periodicamente na Revista Humanitas.
-
Email: forattini@uchicago.edu
pesquisA
O Novo Leviatã: A Agenda Anticorrupção e a Expansão do Neoliberalismo no Brasil
Essa tese explora o relacionamento entre o discurso e a agenda anticorrupção no Brasil, durante o período de 1945 a 1964, e a implementação de medidas político-econômicas de racionalidade neoliberal, bem como suas implicações no arranjo político-social do país e na cultura política brasileira. Proponho uma nova forma de se entender o tópico da corrupção, como elemento dotado de racionalidade que vai além da ideia de instrumentalização política, pois é parte da essência neoliberal. Trata-se de ideologia conservadora que utiliza a agenda anticorrupção como seu braço moralista e, pretensamente, técnico. Sendo conservadora, ela consegue, para alcançar seus objetivos, coadunar-se com outras formas de conservadorismos, como ocorreu no golpe civil-militar de 1964. A partir dessa reconfiguração teórica, podemos entender a agenda anticorrupção como meio de se combater qualquer modelo de planificação estatal, representando-o como corrupto e corruptor. Por outro lado, esse discurso será utilizado para proteger e expandir o “mercado livre”, pretensamente isento das disputas políticas, movidos pela eficiência da “mão livre” e, assim, livre da corrupção.
doutorado
&
Projeto atual
mestrado
Em construção e desconstrução: Discursos e Representações Presentes nos Jornais O Estado de S. Paulo e O Globo no Governo Castelo Branco
Pesquisa de mais de 15 mil páginas de jornais desmistificando o período Castelo Branco, corrupção na ditadura e o papel da grande mídia, mapeando as principais representações e discursos e seus efeitos na memória coletiva hodierna.
Livros Publicados
ARTIGOS PUBLICADOS
TRABALHO COMUNITÁRIO
AULAS PRO-BONO
Mais de 12 anos com Aulas pro-bono para alunos da escola pública do sistema educacional da cidade de Sorocaba, interior de São Paulo, há mais de 7 anos.
Além de palestras motivacionais para alunos do EM sobre vestibular e cursar faculdade.
RECUPERAÇÃO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO BRASILEIRO
Recuperação da Igreja Nossa Senhora do Monte Aratangi, seguindo todos os parâmetros do IPHAN, a primeira Igreja da zona da mata de Pernambuco e uma das primeiras do Brasil.
CINEMA ITINERANTE
Cinema itinerante a uma das cidades mais carentes e, então, com o quinto pior IDH do estado de Pernambuco, Araçoiaba. Atendendo mais de 15 mil pessoas por sessão, na cidade e na zona rural.
EDUCAÇÃO ALIMENTAR
Seminários e treinamento de professores da rede de educação pública de algumas cidades de São Paulo e Goiás sobre alimentação correta, atingindo mais de 300 escolas e 72 mil estudantes.